Reportagem chama atenção para o aumento do golpe dos precatórios
Fábio Scolari : dados de credores devem ser protegidos
Aumentou muito, nesses últimos meses, o número de vítimas do golpe dos precatórios. Uma reportagem do jornal Fala Brasil, da TV Record, por exemplo, mostra um aposentado que perdeu R$130 mil ao cair na lábia dos bandidos.
Na reportagem, a delegada Jacqueline Valadares explica que os criminosos buscam
os dados das vítimas no próprio site dos tribunais, que divulga quem teria direito a
receber valores do poder público por dívidas que já foram reconhecidas pela
Justiça. Com os dados em mãos, entram em contato com a pessoa e dizem que ela
tem dinheiro a receber mediante pagamento de honorários do advogado e também imposto de renda.
A informação é desmentida no próprio site do TJSP (Tribunal de Justiça de São
Paulo), com um alerta para o golpe e a informação de que o órgão não solicita
impostos nem que adiantamento de taxas.
Fábio Scolari, sócio do escritório Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados e
secretário da Comissão Especial de Precatórios da OAB/SP, fala, na reportagem,
que quanto mais o TJSP propaga os valores disponibilizados para pagamento de
precatórios, mais os valores chamam a atenção dos bandidos.
Para o advogado, o aumento significativo dos casos de golpe se deve ao fato do TJSP compartilhar dados dos credores de precatórios desrespeitando a Lei Geral de Proteção de Dados.
Por fim, os especialistas orientam sempre desconfiar de documentos, emails e mensagens recebidas e, antes de fazer qualquer pagamento, consultar um advogado de confiança.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.