Proposta alteração de lei para beneficiar credores de RPV em São Paulo

Foto: Divulgação A deputada Dani Alonso, vice-líder do Partido Liberal (PL) na Assembleia Legislativa, apresentou uma indicação ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas, para a elaboração de um Projeto de Lei para alteração da Lei Estadual nº 17.205, de 2019, que reduziu o valor do teto das obrigações ou requisições de pequeno valor (RPV).

A medida visa garantir justiça aos servidores e demais credores de RPV em São Paulo, prejudicados pela redução do teto estabelecido pela lei de 2019. De acordo com a referida lei, quem tem a receber valores acima de R$15 mil são automaticamente incluídos na fila dos precatórios, cujos pagamentos estão atrasados em 17 anos.

A alteração proposta busca beneficiar especialmente os credores alimentares, ou seja, aqueles que têm direito a receber quantias de pequeno valor para ajudar a pagar despesas essenciais como alimentação, saúde e educação, e aguardam há anos o recebimento desta dívida.    

A proposta ainda precisa passar por etapas de análise e votação, mas se aprovada e implementada, poderá proporcionar condições melhores para os credores de RPVs enfrentarem suas dificuldades financeiras.

Na opinião de Felippo Scolari Neto, sócio do escritório Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados e presidente da Comissão Especial de Assuntos Relativos aos Precatórios Judiciais da OAB/SP, a medida tem muita importância e fará com que milhares de credores recebam seus créditos de modo mais abreviado.

Compartilhe esse post com alguém!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
plugins premium WordPress
Para acessar nossos downloads gratuitamente, deixe seus dados: