
A cada dia tem sido mais frequente clientes do Scolari Neto receberem e-mails com informação falsa de que a ação de recebimento de seus precatórios está autorizada para pagamento, mas, para que o valor seja liberado, é preciso pagar as custas ou despesas processuais.
Por isso, é importante ter muita atenção e, caso receba um e-mail como este, desconsidere-o. É golpe! Nunca mandamos e-mail para falar da liberação do seu crédito mediante pagamento de custas, despesas processuais ou de imposto de renda.
Para dar ainda mais credibilidade ao golpe, os criminosos estão copiando a logomarca do escritório de advocacia e, em alguns casos, até a foto dos advogados, que são extraídas do site verdadeiro.
Os golpistas também costumam entrar em contato com a pessoa por WhatsApp e telefone. O modus operandi é sempre parecido: o criminoso liga ou manda mensagem no app para a vítima em questão, dizendo que precisam confirmar os dados pessoais dos credores para o desbloqueio do valor, e solicitam documentos pessoais com fotos e cartões de banco das vítimas.
Uma vez com dados e documentos em mãos, os criminosos conseguem abrir contas correntes em bancos digitais, e fazer empréstimo em nome das vítimas.
Por isso, todo cuidado é pouco! A orientação é nunca responder a mensagens do gênero, e sempre verificar com o seu escritório de advocacia, por meio do e-mail corporativo ou outros canais oficiais, sobre o status de seu processo em andamento.