Saiba como fazer acordo ao herdar precatório no Estado de São Paulo

Se você é herdeiro de um titular de precatório e tem interesse em fazer acordo, saiba que essa alternativa é possível. Entretanto, como o acordo é judicial, é necessário que o pedido seja feito por um advogado. 

Assim, a primeira providência é entrar em contato com um especialista em precatório e entregar todos os documentos necessários para que ele possa regularizar a questão da representação na ação que gerou o precatório.

“O pedido de acordo é feito pelo portal da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o deságio é de 40% do crédito atualizado, e o percentual é o mesmo independentemente da posição do herdeiro na fila”, explica o dr. Fábio Scolari, sócio do escritório Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados.

A análise das propostas, segundo advogado, é feita pela Procuradoria e a lista aprovada é publicada no Diário Oficial e em seguida encaminhada para o Tribunal de Justiça para efetuar o pagamento. A estimativa é que em aproximadamente em 90 dias da data de homologação, esse acordo será devidamente quitado.

Novo programa

Herdar um precatório não é incomum pois o tempo de espera para o credor originário receber o valor devido por um ente público tem sido muito grande e ele pode morrer antes disso.   

Depois de habilitados, muitos herdeiros – seja por não desejarem continuar na fila de espera, ou por necessidade -, têm interesse em fazer acordo. Nesse caso, é importante saber que a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo deu início, no dia 05 de agosto último, a um novo programa de acordo para pagamento de precatórios estaduais. A iniciativa pretende qualificar o processo de pagamento dos títulos judiciais e acelerar a liberação de recursos.

O lançamento do programa, com a publicação do edital, já abriu o prazo para que os credores de precatórios do Governo do Estado de São Paulo possam firmar acordo e antecipar o recebimento do crédito. O requerimento deve ser feito no Portal de Precatórios no site da PGE, até 31 de dezembro de 2024

    

 

Compartilhe esse post com alguém!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
plugins premium WordPress
Para acessar nossos downloads gratuitamente, deixe seus dados: